A política dos 3 R’S consiste num conjunto de medidas de ação adotadas em 1992, por ocasião da Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, bem como no 5.º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993.
Esta política é válida para todo o tipo de resíduos/efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
Os 3 R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.
REDUZIR
Consiste em evitar a produção de resíduos, evitando consumos desnecessários, utilizando produtos em embalagens familiares ou sem embalagens excessivas, recorrendo a novos materiais, designs inovadores e tecnologias com maior respeito pelo ambiente, uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis. Na redução, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também económica.
REUTILIZAR
Consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o fim para o qual foi produzido ou para outro fim. Para tal, devemos optar por embalagens com recarga, aproveitar o verso das folhas para rascunho, preferir pilhas recarregáveis, atualizando os processos produtivos e adotando tecnologias mais limpas.
RECICLAR
A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para a sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima, para a produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas. Mas nem todos os resíduos são recicláveis. Para que os materiais possam ser reciclados é necessário proceder a sua deposição no respetivo ecoponto. Os materiais mais comuns no processo de reciclagem são o vidro, o papel/cartão e o plástico/metal.
Com a evolução e dado o fato destas medidas serem recentes integrou-se um “novo R”, passando a falar-se nos 4 R’S da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar.
Fonte: https://insensato.pt
REPARAR
É um processo que consiste na recuperação de certos materiais, que ainda estejam em condições mínimas para serem trabalhados e posteriormente utilizados, como é o caso dos móveis.