A limpeza do espaço público é responsabilidade do Município, para a qual é fundamental a colaboração dos cidadãos, através da adoção de bons hábitos.
Parte desta atividade encontra-se descentralizada nas Juntas de Freguesia, no âmbito de Acordos de Execução celebrados entre estas e a Câmara Municipal.
A limpeza urbana tem como objetivo libertar os espaços públicos de resíduos produzidos pelos transeuntes na via pública e compreende um conjunto de ações de limpeza, nomeadamente:
:: Limpeza dos arruamentos, passeios e outros espaços públicos, incluindo a varredura, a limpeza de sarjetas, a lavagem de pavimentos e corte de ervas;
:: Recolha dos resíduos sólidos urbanos contidos em papeleiras e outros recipientes com finalidades idênticas, colocados em espaços públicos.
A manutenção e a limpeza dos espaços públicos do município são asseguradas por vários funcionários que trabalham dia a dia, exceto sábados e domingos, para melhorar o bem-estar da população do concelho.
Estes serviços são realizados tendo em consideração critérios de qualidade e sustentabilidade.
Os dejetos dos animais de estimação prejudicam a higiene dos locais públicos e podem ser causadores de doenças graves, constituindo um verdadeiro perigo para a saúde pública. Uma obrigação fundamental inerente à posse de um animal é a limpeza dos seus dejetos, assim os seus proprietários ou acompanhantes devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejetos dos espaços públicos.
É fundamental mantermos os locais públicos limpos, pois só assim se consegue evitar problemas relacionados com o mau cheiro e com a proliferação de doenças transmitidas por vetores como ratos, baratas, moscas, etc.
Colabore, depositando os resíduos nos contentores apropriados em vez de os lançar na via pública.
O Código Regulamentar do Município de Tábua, bem como demais legislação vigente sobre a matéria, prevê a aplicação de coimas aos infratores.