XII FACIT decorrerá no Pavilhão Multiusos de 28 de Junho a 2 de Julho
publicado a 8 de May de 2023
A 12ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua foi apresentada esta manhã à comunicação social, pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, e pelo representante da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, entidade coorganizadora do evento. Para além dos jornalistas presentes, marcaram presença na Conferência de Imprensa os elementos do grupo Smells Like 90´s, o Prof. Edgar Carvalho, da Academia Artística do Município de Tábua, António Nunes e Helena Pais, do Grupo Etnográfico das Terras de Tábua, e o Dj Timelro, representando assim todos os artistas que irão atuar na FACIT que decorrerá no Pavilhão Multiusos de Tábua entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Estiveram ainda presentes Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, vários sponsors/parceiros e empresas participantes, que ficaram a conhecer em primeira mão o Programa Oficial do evento. Após um período de inscrições concorrido, a edição de 2023 da FACIT irá contar com mais de 130 stands, e cerca de 90 empresas, divididos pela Zona Comercial e Industrial, instaladas no interior do Pavilhão Multiusos de Tábua, e pelas Zonas de Artesanato | Doçaria | Produtos Endógenos, Área Animal e Picadeiro, Área Agrícola | Moto | Automóvel, Lounge, Infantojuvenil, Venda Ambulante, Bares, Café e Street Food, situadas no recinto exterior. Destaque ainda para a Zona de Restauração, que contará com a presença das Associações concelhias, que irão trazer ao certame o melhor da gastronomia tradicional da região. O Programa de animação foi delineado para responder aos gostos dos diversos tipos de público, tendo a participação de artistas de cariz nacional, em conjunto com grupos e DJ’s locais, que demonstram a qualidade artística. De entre estes, destaque para o Festival de Folclore organizado pelo Grupo Etnográfico das Terras de Tábua e para a atuação conjunta da orquestra da Academia Artística do Município de Tábua com a conceituada artista Rita Guerra que irão encerrar com chave de ouro os Concertos da FACIT 2023. Para o Presidente da autarquia, a FACIT é local ideal, não só para os empresários do concelho dinamizarem as suas vendas e criarem oportunidades de negócio, como para a realização de sessões empresariais, dinamização comercial e promoção do emprego, sendo de salientar a sua importância enquanto ponto de encontro de todos os Tabuenses que terão neste espaço uma oportunidade de convívio e reforçar os laços de amizade entre toda a Comunidade, a residente e a diáspora que regressa às suas origens nestes períodos, ajudando a confirmar Tábua, como o Encanto das Beiras.