A Promoção da Leitura é algo que caracteriza a Biblioteca Pública Municipal João Brandão, há 25 anos. Este foi, é e será sempre o nosso primeiro objetivo.
A oferta Promoção da Leitura que acontece para Jardins de Infância e Escolas do 1.º ciclo surgiu no ano letivo 2006/2007 e tem vindo a ser, constantemente, aprimorado. A preocupação da equipa é levar a leitura e o livro das formas mais variadas, de modo a criar o gosto pela leitura.
Depois destes anos continuamos com esta oferta. O ideal seria acontecer na Biblioteca Pública, onde os técnicos têm à mão todos os materiais necessários.
Desde a pandemia que tal não é possível, por questões alheias à nossa vontade.
O pré-escolar vem uma vez por mês com as educadoras. Com o 1.º ciclo, tal não acontece. Vão os técnicos às escolas, depois do horário letivo,
As Malas de Leitura funcionam em algumas turmas, em horário letivo e com a presença do professor titular.
Este projeto pretende contribuir para o alargar dos horizontes das crianças, proporcionando igualdade de oportunidades no acesso à cultura, desenvolvendo o espírito critico e criativo, a imaginação e a curiosidade.
Pretende-se, ainda, encurtar a distância entre o livro e o leitor, sempre de uma forma lúdica, não formal.