Município recupera Via Romana da Pedra da Sé
publicado a 20 de October de 2021
O Município de Tábua iniciou os procedimentos legais junto da Direção Regional de Cultura do Centro, para proceder à requalificação do troço da Via Romana da Pedra da Sé, património classificado como Imóvel de Interesse Público, com o intuito de lhe conferir o esplendor de outrora, tornando-a num ponto turístico de referência no Concelho. Obtidas as devidas autorizações legais da proprietária e assumida a colaboração com uma empresa especializada em Arqueologia e Restauro, foi estabelecido um Plano de Trabalhos Arqueológicos e uma Proposta de Intervenção e Acompanhamento, de modo a iniciar-se a limpeza da vegetação no sítio arqueológico, cumprindo as orientações da referida Direção Regional. Concluídos os trabalhos de limpeza, executados através do ajuste direto nº60_S_2021 à empresa ServiGreat, Lda., num investimento de 8.990,00€ + IVA, estão reunidas as condições para se proceder à retificação original do traçado, através da aplicação de novas lajes de granito, procedimento a cargo da empresa ARQUEOHOJE – Conservação e Restauro do Património Monumental, Lda., num investimento de 13.680,00€ + IVA.