Tábua recebe XIV Encontro Interescolas da Diocese de Coimbra
publicado a 10 de May de 2024
No passado dia 3 de maio, Tábua foi palco do "XIV Encontro Interescolas da Diocese de Coimbra", um evento que reuniu centenas de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
Organizado pelo Secretariado Diocesano de EMRC de Coimbra, este encontro anual teve como tema central "A Liberdade e o Respeito pelo Outro...", proporcionando um espaço de reflexão e convívio aos participantes.
D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, marcou presença na cerimónia protocolar, dirigindo algumas palavras de louvor aos alunos pela sua participação ativa e incentivando-os a serem agentes de liberdade e respeito na sociedade. A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Tábua, Susana Mendes, também esteve presente como anfitriã do evento, dando as boas-vindas a todos os participantes e expressando que era uma honra para o Município receber este evento de tamanha importância.
A Câmara Municipal desempenhou um papel crucial na organização do encontro, promovendo atividades como o peddy paper, que permitiu aos participantes visitar o Centro Cultural, o Mural do 25 de Abril e uma exposição sobre o mesmo tema na Câmara Municipal de Tábua. Foi, ainda, criada a "Avenida da Liberdade", junto à Escola Secundária, onde várias personalidades relacionadas com a liberdade foram destacadas e reconhecidas.
Os alunos desfrutaram de diversas atividades, desde jogos tradicionais até brincadeiras em insufláveis no Pavilhão Multiusos, bem como momentos de dança ao som de animação musical.
No final do encontro, todos os alunos avaliaram as atividades como sendo de bom e muito bom, evidenciando a relevância e o sucesso do evento.
O "XIV Encontro Interescolas da Diocese de Coimbra" em Tábua foi, assim, uma experiência extraordinária, que certamente será recordada.