Inauguração da Exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”
publicado a 15 de March de 2024
No dia 26 de fevereiro, pelas10h30m, decorreu a inauguração da exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, intitulada "Ditadura, Revolução, Democracia - 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário", na Biblioteca Pública Municipal João Brandão. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, e demais membros do executivo municipal. A exposição, composta por 19 painéis selecionados pelo Grupo de Trabalho da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, destaca a importância histórica do 25 de abril, um marco fundamental na história de Portugal que significou a transição do regime ditatorial para a democracia. Ao longo dos 50 anos desde a Revolução dos Cravos, o país tem testemunhado um desenvolvimento significativo em termos de liberdade, direitos humanos e progresso social. A exposição não só celebra essa conquista, mas também reforça a necessidade contínua de preservar e fortalecer os valores democráticos que foram alcançados após anos de luta e sacrifício. Esta iniciativa foi inaugurada simultaneamente nos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, destacando a importância coletiva de recordar e refletir sobre o legado do 25 de abril em todo o país.