Município de Tábua assina Pacto para a Economia Circular na Região Centro
publicado a 27 de January de 2026
O Município de Tábua subscreveu a 3.ª edição do Pacto para a Economia Circular do Centro, uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), que reúne entidades públicas e privadas em torno do compromisso com a transição para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e circulares.
A cerimónia de formalização desta nova edição decorreu no passado dia 22 de janeiro, em Condeixa-a-Nova, marcando o início de uma nova fase de colaboração e ação concertada no território da Região Centro, tendo o Município de Tábua sido representado pela Vereadora Susana Mendes.
Sob o lema “Economia Circular no Centro: compromisso renovado!”, esta terceira edição do Pacto regista o maior número de adesões de sempre, contando com a participação de 202 entidades, entre empresas, associações empresariais, instituições de ensino superior, comunidades intermunicipais, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e associações de desenvolvimento local.
Ao integrar este compromisso, o Município de Tábua reafirma a sua aposta em políticas públicas alinhadas com os princípios da economia circular, promovendo a valorização eficiente dos recursos, a redução de desperdícios e a adoção de práticas mais sustentáveis, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado do território e para a melhoria da qualidade de vida da população.
De entre as ações preconizadas pelo Município de Tábua insere-se o reforço do Projeto RecolhaBio e a Valorização Local dos Biorresíduos, concretizado com um trabalho junto das Entidades locais, designadamente na área da restauração, IPSS e Escolas, bem como junto dos utilizadores domésticos.
A outro nível será promovida a integração de critérios de Economia Circular na Contratação Pública Municipal, sensibilizando os fornecedores para práticas mais amigas do ambiente e que contribuam para a sustentabilidade.
A adesão a esta iniciativa reforça, assim, o papel ativo do Município de Tábua na construção de uma Região Centro mais resiliente, inovadora e ambientalmente responsável.