Início • Centro Social de Midões
O Centro Social Caeiro da Matta da Paróquia de Midões encontra-se geograficamente situado na região do Pinhal Interior Norte, pelo que grande parte dos seus utentes idosos têm os seus filhos ausentes, porque foram trabalhar e residir no litoral ou estrangeiro, sentindo-se desta forma completamente desprotegidos, inseguros e solitários.
Este foi fundado por oito elementos que constituíram a Direcção, e o Conselho Fiscal desta entidade. Dos referidos elementos fazia parte um jovem seminarista Orlando Martins, actualmente Padre, a aprofundar os seus conhecimentos na Universidade de Loyola em Chicago (USA). Foi ele o grande impulsionador da criação daquela que posteriormente viria a ser reconhecida como a maior e exemplar obra social, da freguesia de Midões e limítrofes.
Esta Instituição iniciou actividade em 01 de Outubro de 2003, em instalações provisórias, gentilmente cedidas por uma Associação da freguesia de Midões. Paralelamente à actividade própria da Instituição no local referido anteriormente, foi-se erguendo um edifício construído de raiz para o efeito em causa junto à igreja matriz de Midões.
A obra e demais equipamentos custou um milhão de euros, não tendo sido subsidiada pelo Estado ou pela Segurança Social, sendo no entanto meritório todo o apoio moral e técnico recebido desta entidade. Da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, dos comerciantes da região, dos habitantes e filhos da terra, conforme as possibilidades e vontade de cada um, angariou-se metade do valor, sendo a outra metade obtida através de um empréstimo bancário em que os cinco elementos da Direcção, tiveram de ser pessoal e solidariamente avalistas.
Precisamente passados três anos foi inaugurado o novo edifício, prestando serviços em melhores condições, através de quatro respostas sociais sendo elas: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche e Centro de Actividades de Tempos Livres.
Em Março de 2008 foi criada a Extensão da Póvoa de Midões contemplando duas respostas sociais Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, o que permitiu responder às necessidades da freguesia da Póvoa de Midões.
Actualmente presta apoio a cerca de 140 utentes contando com a colaboração de 30 funcionários (dos quais 90% estavam desempregados) e de seis viaturas, sendo três utilizadas para o transporte dos utentes e as restantes para o Serviço de Apoio Domiciliário.