Município recebe equipamento de combate à vespa velutina
publicado a 7 de July de 2022
No âmbito do projeto “Deteção e combate à vespa velutina no território da CIM Região de Coimbra”, foram entregues no dia 6 de julho, ao Município de Tábua, equipamentos de deteção e combate à vespa velutina, complementando assim os meios próprios já utilizados, desde 2018, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, no combate à vespa velutina por todo o Concelho. Durante este período o SMPC de Tábua já colocou no concelho mais de 1000 armadilhas, sendo que só em 2022, em conjunto com a Universidade de Coimbra, se colocaram 569 armadilhas (459 SMPC, 110 UC), correspondendo a um total de 2082 capturas de rainhas/fundadoras. Tendo em consideração a quantidade de armadilhas distribuídas pelo concelho, prevê-se uma redução do número de ninhos de vespa velutina em 2022. De salientar que, desde 2018 já foram intervencionados/eliminados 718 ninhos de vespa velutina. O equipamentos rececionado, composto por material para injeção química de ninhos, de aplicação do inseticida, equipamentos de proteção individual (EPI) com fatos completos, luvas e óculos de apicultor, podadores em altura, uma arca de congelação e um reboque para o transporte de todo o equipamento para combate à vespa asiática, irá contribuir para uma melhoria efetiva do trabalho desenvolvido até à data pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.