AUTARCAS DO SAL VISITAM O MUNICÍPIO DE TÁBUA
publicado a 7 de March de 2023
O Presidente da Câmara Municipal de Tábua e os Vereadores em permanência do Executivo Municipal, receberam uma comitiva do Município do Sal (Cabo Verde), com o qual Tábua está geminado, numa sessão de cumprimentos onde foram abordadas diversas temáticas de interesse comum. Da representação liderada pelo Presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, fazem parte o Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Lopes, as Vereadoras Jassy Sousa e Maria João Brito, e o Secretária da Assembleia, Denis Maocha, que tiveram a oportunidade de visitar o certame durante este fim-se-semana, constatando a dinâmica do Concelho ao nível das atividades relacionadas com o setor primário. Para Ricardo Cruz, esta geminação surge no momento certo em que Tábua também se quer afirmar no exterior, desenvolvendo laços de amizade e cooperação com outras regiões, de forma a potenciar a troca de experiências em diversas áreas como a educação, formação, o turismo ou empresarial, numa colaboração mutua que pretende qualificar as intervenções, partilhar ensinamentos e promover a internacionalização das empresas de ambos os territórios. Neste sentido, referiu que o Município de Tábua está a identificar projetos e financiamentos, que permitam o desenvolvimento e aprofundamento deste relacionamento, bem como sensibilizar outras Entidades que possam dar um contributo solidário para com as populações do Sal, já que a geminação não deve ficar apenas por meras intensões mas terá traduzir-se em resultados concretos para ambas as comunidades. Por seu lado, Júlio Lopes destacou a relação histórica de Cabo Verde com Portugal e a importância da cooperação entre Municípios para a resolução de algumas carências que enfrentam, havendo nestes processos uma aprendizagem mútua que é de relevar. Transmitiu uma palavra de apreço pelo trabalho que observou nestes dias em Tábua, que constitui um exemplo de proximidade com as populações e com os diversos atores locais, o que é de salientar num âmbito em que só com um amplo envolvimento da comunidade é possível concretizar uma estratégia de desenvolvimento. Evidenciou a aposta do Sal na educação pré-escolar e na qualificação de ativos, designadamente para o setor turístico, bem como identificou alguns constrangimentos sentidos na área da proteção ambiental e do tratamento de resíduos. O Autarca do Sal terminou referindo a sua satisfação pelo facto de, apesar da geminação com Tábua ser ainda recente, já está a produzir resultados e a evoluir muito positivamente, pelo que em breve estará consolidada uma amizade e um relacionamento que envolverá as populações de ambos os Municípios. A visita a Tábua integrou ainda a participação na “Tábua e Queijos e Sabores da Beira”, num espaço onde foi divulgada a Ilha do Sal, bem como contactos com a Associação de Municípios do Planalto Beirão e com a EPTOLIVA, onde foi possível dar a conhecer o trabalho de ambas as Entidades.