Morada
Município de Tábua
Praça da República
3420-308 | Tábua
Tel.: (+351) 235 410 340
Fax.: (+351) 235 410 349
Email:geral@cm-tabua.pt
GPS: 40.3597679, -8.0278117
Página em atualização...
Circuitos Turísticos
Salientando a geomorfologia do concelho, caracterizada pelo relevo planáltico recortado por outeiros e vales profundos, que fazem da paisagem tabuense, maioritariamente rural, um enorme atractivo e um meio possibilitador de desenvolvimento duma série de actividades de lazer e bem-estar, constituindo um elemento a ter em conta para o desenvolvimento da região.
Passear, caminhar, descobrir assume-se cada vez mais como uma forma diferente de fruir, conhecer e valorizar as paisagens e o património, tantas vezes esquecido e até mesmo desconhecido.
Neste sentido, e devido à sua rica História, o concelho apresenta um património considerável: por um lado o património edificado, onde se incluem pontes e vias romanas, sepulturas no granito, lagaretas, lagares, pelourinhos, edifícios de arquitectura civil e religiosa, casas senhoriais, entre outros, sendo que algum deste património se encontra classificado; por outro lado, nunca é de mais lembrar que o concelho tem enormes potencialidades relativas ao seu património natural: a riqueza e a fruição dos rios, o mistério e admiração de acasos como a Pedra da Sé e o Penedo Cabana, as belas serras que nos rodeiam e permitem paisagens singulares.
Por todos estes motivos, convidamo-lo(a) a descobrir o concelho de Tábua através de circuitos, rotas e percursos pedestres que aqui apresentamos!
Turismo
Em desenvolvimento..
Heráldica | Brasão de Armas
«De negro com um ramo de oliveira verde frutado de ouro, acompanhado de duas espigas de milho de ouro folhadas de prata, tudo atado de vermelho em ponta.
Sobre um contra-chefe ondado de azul e prata, uma ponte do mesmo metal com cinco arcos. Coroa mural de quatro torres. Bandeira esquartelada de verde e de amarelo. Por baixo das armas uma fita branca com letras pretas.
O negro do campo representa a terra e significa firmeza e obediência.
O ramo de oliveira e as espigas têm os esmaltes próprios.
A ponte vai indicada de prata por este metal significar, em heráldica, humildade e riqueza.
Os rios vão indicados de azul e prata porque é assim que em heráldica se representam.
A coroa de quatro torres indica a categoria de vila.
A bandeira é de verde e amarelo por serem estes os esmaltes principais das armas.» (1)
(1)Aprovado pelo Governo em Portaria nº7076, publicada no Diário do Governo, I série, nº86, de 14/04/1931.