Freguesia de Tábua

JF Tábua

O topónimo de Tábua ficará sempre associado a uma ponte de tábuas que existiu em tempos do Condado Portucalense. Tábua foi, no séc. XII, honra e julgado dos Cunhas por dádiva da Infanta D. Teresa, estendendo-se o poderio desta família por vários séculos. Todavia, Tábua nunca teve foral, novo ou velho, tendo passado a ser sede de concelho a partir de 1853, altura em que se extinguiu o concelho de Midões, em virtude da culpa formada sobre João Brandão por vários crimes.

Orago: St.ª Maria Maior

Área: 24,61Km²
População em 2011: 3542

Atrações:

Jardim Sarah Beirão – (Junto à capela do Senhor dos Milagres) Sarah Beirão, filha do médico Dr. Francisco Beirão, foi uma escritora portuguesa nascida na freguesia de Tábua a 29 de Julho de 1880, vindo a falecer nesta mesma localidade a 21 de Maio de 1974.
Aos 18 anos Sarah Beirão escrevia para os jornais “O Tabuense”, “Beira Alta” e para a revista “Humanidade”, sob pseudónimo de Álvaro de Vasconcelos.
Os livros que Sarah Beirão escreveu alcançaram bastante sucesso, entre os quais se destacam: “Destinos”; “Cenas Portuguesas”; “Amores no Campo”; “Serões da Beira”; “Clara”; “Sozinha”;…
Preocupada com questões de ordem social, sobretudo com a discriminação da mulher, presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Foi ainda responsável pela criação, em conjunto com António da Costa Carvalho, seu marido, da instituição de assistência a artistas, a qual deu lugar à actual Fundação Sarah Beirão e António da Costa Carvalho (cuja acção se direcciona para o acolhimento à terceira idade).

Igreja Matriz de Tábua – É dedicada a Santa Maria Maior. Edificada no século XIX, veio substituir um templo anterior que ruiu. Os retábulos (principal e laterais) são de inspiração setecentista; nas paredes da nave podem observar-se dois outros retábulos do século XVII e XVIII, ostentando painéis esculpidos com figuras em relevo. No baptistério encontra-se uma antiga e facetada pia octogonal. Apresenta uma estrutura em calcário do século XV, da Virgem com o Menino (Santa Maria Maior). Existe ainda uma custódia de prata dourada do século XVI, e um cálice em prata com base circular e decorado com querubins do século XVI. De salientar são também castiçais em estanho, do século XVIII e uma casula em seda decorada a ouro, datada do século XVII.

Casa da Família Soares de Albergaria – (Localizada nas proximidades da Igreja Matriz) Datada do século XIX, pertence actualmente à Santa Casa da Misericórdia.

Capela do Senhor dos Milagres – Templo construído no século XVIII. É constituído por um alto corpo octogonal e por outro rectangular, abrangendo este último a capela-mor e a sacristia. Possui três portas, sendo a principal decorada com pilastras e misulas simuladas e encimada por um óculo quadrilobado. Conserva as imagens do Senhor dos Milagres de S. José e da Senhora da piedade.

Casa dos Milagres – (Junto à Capela do Senhor dos Milagres) Pertence à família Portela, sendo datada do século XIX.

Escola do Conde de Ferreira – Actual edifício da Freguesia de Tábua e do Posto de Turismo Municipal.
Conde de Ferreira de seu nome Joaquim Ferreira dos Santos (Porto 1782-1866) constitui fortuna no Brasil e em África, quando regressou a Portugal mandou edificar 120 escolas, fez donativos a diversas instituições sociais e foi o fundador do Hospital dos Alienados do Porto. Através de D. Maria obteve os títulos de Barão (em 1842), Visconde (em 1843) e Conde (em 1856)

Casa da Família Caeiro da Matta – (Localizada em frente aos Paços do Concelho) É datada de 1743. Ostenta na fachada duas escadas em sentidos opostos. Possui típicas janelas rectangulares.

Biblioteca Municipal de Tábua ''João Brandão'' – Edifício que inicialmente foi tribunal, cadeia, paços do concelho e grémio da lavoura. Actualmente nele funciona a biblioteca municipal.
João Victor da Silva Brandão nasceu em Casal da Senhora, freguesia de Midões (Concelho de Tábua a 1 de Março de 1825). Envolveu-se em lutas politicas contra apoiantes de D. Miguel – absolutistas. Foram-lhe atribuídos vários crimes, no entanto nenhum deles chegou a ser provado. Foi condenado à morte por ser acusado de assassínio do Padre Portugal, mas a pena foi alterada, sentenciando-o à execução de trabalhos públicos em África, onde acabou por falecer em 1880.

Praça Alexandre Herculano – (Ao lado da residencial João Brandão) Local onde antigamente se realizava o mercado.

Arco da Vila – (Situado em frente à Praça Alexandre Herculano)

Casa de Sarah Beirão – Casa onde viveu a escritora Sarah Beirão, foi convertida em museu, albergou uma pequena biblioteca, actualmente a Escola Profissional EPTOLIVA.

Rua João Dinis de Abreu – Considerada a rua mais antiga da Vila de Tábua.

Fonte Luminosa

Morada: Frequesia de Tábua | Rua Dr. Francisco Beirão, nº16 | 3420 - 325 Tábua
Telemóvel: 965 138 986
Fax: 235 413 990