Freguesia de Midões

JF Midões

Na primeira reconquista, no ano de 1969, Munia deu ao Mosteiro do Lorvão, Midões todo e Touriz. Em Julho de 1257 a abadessa de Lorvão, D. Marinha Gomes, deu foral à sua parte de Midões.
Teve foral novo a 12 de Setembro de 1514. Midões foi sede de concelho da época Constitucional até 1853.
O título de Visconde de Midões foi dado por D. Maria II, em 1837, a Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco.

Orago: Nossa Senhora das Neves

Área: 19,98 Km²
População em 2011: 1725

Atrações:

Pelourinho de Midões – Manuelino, é formado por fuste com quatro toros, capitel anelado, rematando-o quatro toros torcidos.

Pelourinho do Couto – Formado por quatro degraus que constituem a base do fuste, de secção quadrada e no qual se observa o sinal da argola.

Igreja Matriz – Edificada, por acção do Vigário José de Araújo Nogueira, no lugar de uma outra ai existente da qual apenas se conserva o Cruzeiro. Foi inaugurada a 15 de Agosto de 1822. É dedicada a Nossa Senhora do Pranto ou das Neves. Possui três retábulos do século XIX. Alberga esculturas em madeira da titular do século XIX e de S. Pedro do século XVIII. De salientar a existência de uma Piedade do século XV, em pedra; de Santo Estêvão, também em pedra, do século XVI e do lavabo da sacristia, setecentista. De especial interesse são ainda uma custódia de prata dourada do século XVII e um cálice do século XVIII.

Capela de Nossa Senhora das Dores – Ermida do século XVII, o altar inclui-se num arco de pedra. Possui uma escultura da Piedade do século XVIII.

Capela de Nossa Senhora do Campo – (Casal da Senhora) Edifício do século XVIII. Do mesmo século são também o retábulo de madeira e o tecto da capela-mor (pintado em perspectivas). Ostenta uma escultura de S. Sebastião, gótica, do século XVI, em pedra; uma lâmpada de latão do século XVII e o cruzeiro data do século XVIII.

Capela de S. Sebastião – (Lugar de Couto) Foi remodelada no século XVIII. De relevo são as lápides romanas em granito aí existentes, através das quais se fica a saber que "caio Câncio Modestino, de seus bens próprios, mandou edificar um templo aos génios do município a que pertencia e a Vitória".

Capela de S. Miguel – (Outeiro de S. Miguel) Templo do século XIX, nela destaca-se uma escultura de S. Miguel igualmente do século XIX, em madeira.

Capela do Santo Amaro – (Casal de Santo Amaro) Templo do século XVII, possui uma escultura de Santo Amaro, datada do século XIX, em pedra.

Capela de Nossa Senhora da Esperança – (Touriz) Tem data de 1606. Possui interessantes imagens de Nossa Senhora da Esperança datada do século XVII, de S. João e de S. José.

Capela de Santa Ana – (Vila do Mato) Reformulada no século XIX. Tem imagens de Santa Ana com a virgem nos Braços, e de Santa Marta, ambas em pedra e datadas dos séculos XV – XVI.

Cruzeiro de Casal da Senhora – (Junto à capela de Nossa Senhora do Campo). Obra do século XVIII.

Cruzeiro de Midões

Figuras Históricas da Freguesia

Dom Paz – Surge referenciado como o patriarca da vida politica de Midões, sendo responsável pela atribuição do seu foral.

Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco – Nasceu em Midões a 15 de Julho de 1770, era filho de Luís Ribeiro de Abreu Castelo-Branco (fidalgo-cavaleiro da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo). Esteve envolvido na revolução de 24 de Agosto de 1820 preparada pela Junta Revolucionária. Devido à sua luta pelas causas liberais, no ano de 1837 foi-lhe atribuído, através de D.Maria II, o titulo de Visconde de Midões. Faleceu a 6 de Abril de 1884.

João Victor da Silva Brandão – Nasceu no lugar de Casal da Senhora, a 1 de Março de 1825. Foi baptizado na Igreja de Midões, a 26 do mesmo mês, sendo seus padrinhos Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco e D. Júlia, sua esposa. Casou com D. Ana Eugénia de Jesus Correia Nobre.
Apoiante das causas liberais, João Brandão envolveu-se em lutas contra seguidores de D. Miguel (absolutistas) pelo que lhe foram atribuídos vários delitos. Acusaram-no ainda do homicídio do Padre Anunciação de Portugal, crime pelo qual foi condenado a trabalhos públicos em África, onde viria a falecer em 1880.

Morada: Largo Dom Paz, n.º 4 | 3420 – 136 Midões TBU
Telemóvel: 913 883 976