Avisos, Editais e Consultas Públicas

PROJECTO EDUCATIVO LOCAL subtemas

logo Small

Áreas Industriais e Empresariais do Concelho de Tábua

O Município de Tábua, tem vindo a apostar na implementação de áreas industriais / empresariais em locais estratégicos, onde a reorganização do espaço e a concentração de infraestruturas e das indústrias permite que beneficiem de sinergias importantes para o sucesso das mesmas e para o desenvolvimento socioeconómico do município.

A localização constitui-se como um fator preponderante no sucesso do tecido empresarial/industrial de um território. Não é somente a localização física das zonas industriais que desempenha o papel mais importante. Esta vertente assegura que os espaços destinados à indústria se situem sobre eixos de confluência, gozando de boas acessibilidades, o que permite fazer rapidamente a receção de matéria-prima e o escoamento dos produtos finais, e sejam servidos por todas as infra-estruturas básicas, mas é também necessário garantir os serviços de suporte à gestão e operacionalização das diferentes valências que aí possam existir. Outras dimensões, de caráter intangível contribuem igualmente para o correto funcionamento e em última análise para a captação de investimento e promoção à instalação de unidades empresariais/industriais capazes de criar postos de trabalho e fixar população no Concelho. Aspetos como a qualidade urbanística desses espaços, a capacidade de criação de sinergias, entre outros, com a rede de empresas/indústrias já instaladas, a estrutura social e a rede de ensino.

No que se refere a infraestruturas físicas, no concelho de Tábua existem duas áreas infraestruturadas para localização de empresas: o Parque Industrial de Tábua, com 28 ha, localizado na sede do Concelho e com acessos privilegiados ao IP3, e a Área Industrial e Empresaria de Sinde/Tábua, com 36,8 ha, em Fonte Arcada, União das freguesias de Espariz e Sinde, junto a um nó do IC6.

Atualmente, verifica-se que a capacidade para a instalação de novas unidades industriais em parques ou áreas industriais / empresariais no concelho se encontra praticamente esgotada, pese embora, ainda existirem 2 lotes disponíveis no Parque Industrial de Tábua, pelo que urge a criação de novos lotes para a continuidade e consolidação da política de acolhimento empresarial qualificado desenvolvida pelo Município de Tábua.
Neste contexto a Câmara Municipal já deliberou proceder à elaboração de um Plano de Pormenor para a criação da Área Empresarial da Carapinha, que se encontra em curso, considerando que constitui indubitavelmente uma peça primordial no desenvolvimento económico e social do concelho de Tábua.
Esta área empresarial terá uma área de 10,7ha, com espaços devidamente pensados e infraestruturados capazes de atrair novos investidores e albergar um tecido industrial dinâmico, que permita a fixação e desenvolvimento socioeconómico da população, oferecendo alternativas de emprego e de qualidade de vida.

As plantas e as tabelas infra dão conta das empresas instaladas nas diferentes áreas industriais e empresariais.

Adicionalmente, o município registou num motor de busca de localização para projetos empresariais, a Global Find, as suas áreas industriais e empresariais, para saber mais em GLOBAL FIND.

Documentos Anexos

Parques e Zonas IndustriaisParques e Zonas Industriais