Página Principal
Conhecer Tábua
Orgãos Municipais
Assembleia Municipal
Câmara Municipal
Juntas de Freguesia
Funções dos Órgãos Autárquicos
Conselhos e Comissões Municipais
Estatuto do Direito de Oposição
Provedor do Munícipe
Informação Municipal
Avisos, Editais, Informações e Consultas Públicas
Cortes, Suspensões e Alterações de Serviços
Consultas/Concursos Públicos
Contratação Pública
Candidaturas a Fundos Comunitários
Gestão Económica e Financeira
Faturação Eletrónica
Participações do Município
Protocolos e Contratos
Regulamentos
Transparência Municipal
Sistema de Gestão da Qualidade
Gestão de Elogios, Sugestões e Reclamações
Contraordenações
Qualidade da Água
Metrologia
Arquivo Documental
Áreas de Atuação
Ação Social
Ambiente
Cultura
Rede de Equipamentos
Projetos
Eventos e Iniciativas
Plano Municipal
Desporto
Rede de Equipamentos
Oferta Desportiva
Programa de Promoção de Atividade Fisica
Eventos e Iniciativas
Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem
Apresentação
Projeto Educativo Local
Rede Escolar
Transportes
Estruturas Locais e Municipais
Projetos Socioeducativos
Ação Social Escolar
Ementas Municipais
Emprego
Feiras e Mercados
Feiras
Mercado Municipal
Juventude
Serviço Municipal de Proteção Civil
Saúde Pública
Ordenamento do Território e Urbanismo
Informação Geral
Ordenamento do Território
Urbanismo
Obras Municipais
Cemitério Municipal
Mobilidade
Espaços e Equipamentos
Paços do Concelho
Espaços Culturais
Espaços Desportivos
Espaços Industriais
Equipamentos Ambientais
Equipamentos Escolares
Equipamentos Turísticos
Recursos Humanos
Informações Gerais
Procedimentos Concursais
Procedimentos Concursais Freguesias
SIADAP
Regularização de Vínculos Precários
Comunicação
Notícias
Publicações do Município
Boletim Municipal
Inquéritos e Votações
Redes Sociais
Investir
Apoios e Incentivos
Balcão do Empreendedor
Caracterização Socioeconómica do Concelho
Empreendedorismo
Desenvolvimento Económico e Social
Balcão Virtual
Balcão Único
Espaço Cidadão
A Minha Rua
Pedidos de Informação
Elogios, Reclamações e Sugestões
Requerer Serviços
Pedido de Limpeza de Fossa
SEF
Legislação
Formulários
Multimédia
Imagens
Vídeos
Contactos e Informações
Endereços do Município
Telefones e Faxes
Contactos Úteis
Horários de Funcionamento
E-mails dos Serviços

barracontatos

Morada
Município de Tábua
Praça da República
3420-308 | Tábua

Tel.: (+351) 235 410 340
Fax.: (+351) 235 410 349
Email:geral@cm-tabua.pt
GPS: 40.3597679, -8.0278117

 

 

 

 

 

 

linha

1. SITUAÇÃO 

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de amanhã, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa, salientando-se que:

Para sábado, 20 de julho 

A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio; 

Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 36ºC junto à fronteira da região centro e do Alentejo; 

Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, sendo de norte na região sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do centro e sul, em particular durante a tarde e início da noite. 

 

Para domingo, 21 de julho 

Existirá recuperação da humidade relativa na região do litoral oeste sendo da ordem dos 20 no interior; 

Boa recuperação noturna na noite de 20 para 21, com exceção das regiões do interior, em especial da região Centro e do sotavento algarvio; 

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde e nas terras altas. 

 

Aumento gradual do risco de incêndio a partir de amanhã, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial nos concelhos com níveis que variam entre Elevado a Máximo, dos distritos de BEJA, BRAGANÇA, CASTELO BRANCO, ÉVORA, FARO, GUARDA, PORTALEGRE, SANTARÉM, SETÚBAL, VILA REAL e VISEU. 

 

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS 

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: 

Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. 

 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS 

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido: 

A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa; 

O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal; 

Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. 

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.  

A Semana Desportiva, projeto integrante das Férias Desportivas Municipais de Tábua, foi alvo de significativas alterações, passando a designar-se por Férias Desportivas e Culturais de Tábua uma vez que foram incluídas no programa semanal atividades do Ensino do Inglês e dos Técnicos afetos à Biblioteca Municipal João Brandão, promovendo assim um leque mais diversificado e abrangente para a preparação da vida das crianças e jovens em sociedade.

Outra novidade deste ano prendeu-se com o fato de ter sido alargada a duração das atividades, passando de uma para duas semanas, mais concretamente de 1 a 5 de julho e de 8 a 12 de julho. Os participantes puderam inscrever-se em uma ou nas duas semanas, sendo que para a primeira houve 49 inscrições e para a segunda 44.

Relativamente à estruturação do dia, no período da manhã os participantes realizaram uma atividade desportiva, seguida de almoço nas instalações da Cantina Municipal e, no período da tarde, eram efetuadas atividades na Biblioteca Municipal, terminando o dia no Jardim Sarah Beirão.

Foram duas semanas desportiva e culturalmente muito enriquecedoras e divertidas, com a realização de várias atividades como Basquetebol, BTT, Jogos de Raquetas (badminton, ténis de mesa), Rugby, Gira Volei, Cinema, Futebol, Golfe, Arte Urbana, Jogos de Tabuleiro, Jogos de Vocabulário Inglês, Atividades de Trabalhos Manuais e sem esquecer as atividades preferidas dos participantes: a visita ao Parque Aquático em Viseu e a prática da canoagem nas águas da Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão.

O Município de Tábua agradece a colaboração do Agrupamento de Escolas de Tábua, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Tábua e dos monitores voluntários, pela cooperação e amabilidade despendidas.

Oficinas de Verão 2019

quarta, 17 julho 2019 00:00

A Câmara Municipal de Tábua, em parceira com a Cáritas Diocesana de Tábua, a Casa do Povo de Tábua e a Santa Casa da Misericórdia de Tábua, promoveu as Oficinas de Verão nos dias 24 e 26 de junho.

As manhãs foram passadas no Ginásio Municipal de Tábua onde os 65 participantes puderam experimentar as máquinas de exercícios físicos, tendo ainda a oportunidade de aprender vários exercícios que poderão realizar em casa, tendo como objetivo a obtenção/manutenção de uma condição física adequada.

Na parte da tarde, os participantes deslocaram-se às instalações da Biblioteca Municipal João Brandão e deliciaram-se com a realização de Jogos Eletrónicos e um Concurso de Talentos.

As Oficinas estarão de regresso durante a interrupção letiva do natal.

23448 visitantes na sua FACIT

segunda, 15 julho 2019 00:00

A 11.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, realizada entre os dias 26 e 30 de junho no Pavilhão Multiusos de Tábua, fica marcada como a maior de sempre com a entrada de 23448 visitantes no certame, que tem como objetivo mostrar o que melhor se produz no Concelho e na Região a nível Agrícola, Comercial e Industrial.

A edição de 2019 contou com 91 empresas inscritas, distribuídas por 134 stands e divididas pela Zona Comercial e Industrial, situada no interior do Pavilhão Multiusos de Tábua, e pelas Zonas de Artesanato | Doçaria | Produtos Endógenos, Área Animal e Picadeiro, Área Agrícola | Moto | Automóvel, Lounge, Infantojuvenil, Venda Ambulante, Bares, Café e Gelados e Street Food, situadas no recinto exterior.

Destaque ainda para a Zona de Restauração, que neste ano de 2019 contou com a presença de 9 Associações concelhias, que trouxeram ao certame a gastronomia tradicional da região.

Ao longo dos cinco dias de Feira, destacaram-se os concertos no Palco Principal, com artistas como David Antunes & The Midnight band, D.A.M.A, Gabriell, Toym João Pedro Pais e The Fly – Tributo U2, bem como os DJ’s que passaram pela Tenda After Hours, como DJ Nuno de Araújo, DJ João Amaral, Oskar DJ e DJ Rocha “The Rock”.

Para além dos Espetáculos Equestres e do Espetáculo Infantil, os empresários e visitantes puderam ainda assistir a diversas Sessões Empresariais e de Divulgação.

De salientar que a 11ª FACIT ficou ainda marcada por ser, pela primeira vez, um Eco Evento.