Página Principal
Conhecer Tábua
Orgãos Municipais
Assembleia Municipal
Câmara Municipal
Juntas de Freguesia
Funções dos Órgãos Autárquicos
Conselhos e Comissões Municipais
Estatuto do Direito de Oposição
Provedor do Munícipe
Informação Municipal
Avisos, Editais, Informações e Consultas Públicas
Cortes, Suspensões e Alterações de Serviços
Hastas e Concursos Públicos
Contratação Pública
Candidaturas a Fundos Comunitários
Gestão Económica e Financeira
Faturação Eletrónica
Participações do Município
Protocolos e Contratos
Regulamentos
Transparência Municipal
Sistema de Gestão da Qualidade
Gestão de Elogios, Sugestões e Reclamações
Contraordenações
Qualidade da Água
Metrologia
Arquivo Documental
Áreas de Atuação
Ação Social
Ambiente
Cultura
Rede de Equipamentos
Projetos
Eventos e Iniciativas
Plano Municipal
Desporto
Rede de Equipamentos
Oferta Desportiva
Programa de Promoção de Atividade Fisica
Eventos e Iniciativas
Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem
Apresentação
Projeto Educativo Local
Rede Escolar
Transportes
Estruturas Locais e Municipais
Programa ATL
Ação Social Escolar
Ementas Municipais
Emprego
Feiras e Mercados
Feiras
Mercado Municipal
Juventude
Serviço Municipal de Proteção Civil
Saúde Pública
Ordenamento do Território e Urbanismo
Informação Geral
Ordenamento do Território
Urbanismo
Obras Municipais
Cemitério Municipal
Mobilidade
Espaços e Equipamentos
Paços do Concelho
Espaços Culturais
Espaços Desportivos
Espaços Industriais
Equipamentos Ambientais
Equipamentos Escolares
Equipamentos Turísticos
Recursos Humanos
Informações Gerais
Procedimentos Concursais
Procedimentos Concursais Freguesias
SIADAP
Regularização de Vínculos Precários
Comunicação
Notícias
Publicações do Município
Boletim Municipal
Inquéritos e Votações
Redes Sociais
Investir
Apoios e Incentivos
Balcão do Empreendedor
Caracterização Socioeconómica do Concelho
Empreendedorismo
Desenvolvimento Económico e Social
Balcão Virtual
Balcão Único
Espaço Cidadão
A Minha Rua
Pedidos de Informação
Elogios, Reclamações e Sugestões
Requerer Serviços
Pedido de Limpeza de Fossa
SEF
Legislação
Formulários
Multimédia
Imagens
Vídeos
Contactos e Informações
Endereços do Município
Telefones e Faxes
Contactos Úteis
Horários de Funcionamento
E-mails dos Serviços

barracontatos

Morada
Município de Tábua
Praça da República
3420-308 | Tábua

Tel.: (+351) 235 410 340
Fax.: (+351) 235 410 349
Email:geral@cm-tabua.pt
GPS: 40.3597679, -8.0278117

 

 

 

 

 

 

linha

O Município de Tábua foi distinguido, a 27 de novembro, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” pelo quinto ano consecutivo, numa cerimónia que decorreu na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, onde foram atribuídos aos Municípios, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), os galardões que visam premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, recebeu em nome do Município, a bandeira verde com palma, atribuída às autarquias que conquistaram este prémio por três ou mais anos consecutivos.

Esta distinção resultou da avaliação feita pelo OAFR, tendo em análise as medidas de Apoio às Famílias do Município, nas seguintes vertentes: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e facilitadores.

No âmbito da execução de trabalhos de reposição das condições de segurança em infraestruturas rodoviárias do concelho de Tábua danificadas pelos incêndios de outubro de 2017 (Ajuste Direto n.º 29-E/2019), destaca-se a construção de um muro de suporte de terras, com cerca de 40 metros de comprimento, na localidade de Percelada, União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, por forma a restituir as condições de segurança à via.

“Escutar a Cidade para a transformar” foi o lema de 2019 do Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado no dia 30 de novembro, sendo também o ponto de partida para a emissão da Rádio Clube de Arganil, transmitida em direto do Centro Escolar Santa Maria Maior, em Tábua, uma das iniciativas promovidas pelo Município na passada sexta-feira, assinalando a comemoração deste dia.

Esta emissão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, com o Vice-presidente Ricardo Cruz, com o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Júlio Pocinho, com a representante do Agrupamento de Escolas Antonieta Mesquita, e com a participação de seis alunos do 3.º e 4.º ano do Centro Escolar, que em representação de todos os seus colegas, leram os princípios da Carta das Cidades Educadoras. No final a autarquia ofereceu aos participantes o jogo “Memória de Opostos da Cidade Educadora”, um jogo de cartas dirigido aos cidadãos em geral (dos 6 aos 99 anos) para trabalhar de forma lúdica alguns valores e ações vinculados aos princípios da Carta das Cidades Educadoras, que irão partilhar com todos os seus colegas.

No exterior esteve à disposição de toda a comunidade educativa um "Mural dos Desejos", onde as crianças, encarregados de educação e comunidade escolar foram convidados a escrever os seus desejos, sugestões e preocupações para construir um território mais educativo em Tábua.

O Município de Tábua aderiu à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde janeiro de 2018, sendo membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE, entidade responsável pela criação do Dia Internacional da Cidade Educadora, uma celebração de alcance mundial que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação na cidade e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais a colocá-la como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

O Município de Tábua recebeu no Salão Nobre da Autarquia, no dia 22 de novembro, a última reunião do Grupo Técnico (2019) da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis 2019, onde estiveram representados 25 Municípios membros, num total de 42 pessoas.

Após a receção de boas vindas pelo Vice-Presidente do Município, Ricardo Cruz, e pelo Vereador António Oliveira, decorreu a reunião por grupos de trabalho, seguindo-se a Apresentação de boas práticas, que incluiu a apresentação dos projetos do Município “Movimento e Onda Sénio, Ginásio Sénior e Walking Football RUTIS.

Os participantes puderam ainda visitar o Jardim Sarah e ao monumento classificado Capela Senhor dos Milagres, visitar o Centro Cultural de Tábua, onde visionaram o vídeo marca “Tábua”.

A tarde foi preenchida com a apresentação das principais conclusões em plenário.