Santa Casa da Misericórdia de Tábua

A 18 de Abril de 1933 foi fundada a Santa Casa Misericórdia de Tábua, a qual tem a sua sede na Vila de Tábua e exerce a sua acção no Concelho podendo, no entanto, estabelecer delegações noutras zonas do mesmo Concelho. A Misericórdia, tem por objectivo a satisfação de carência sociais e a prática de culto católico e de caridade de acordo com os princípios da doutrina e moral cristãs.

Está reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social. Tem por Corpos Gerentes a Assembleia-geral, a Mesa Administrativa e o Conselho Fiscal.

De acordo com o artigo 4º do Capitulo I do Compromisso da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Tábua, esta tem como fim principal, objectivos de Segurança Social com prioridade para a área de Infância, Juventude e População Idosa, podendo prosseguir, ainda, actividades no âmbito da Saúde.

A Santa Casa da tem em funcionamento as seguintes valências/ respostas sociais: Lar de Idosos; Serviço de Apoio Domiciliário; Centro de Dia; Unidade de Cuidados Continuados de Saúde; Creche; Jardim-de-infância; Centro de Acolhimento Temporário; Empresa de Inserção, entre outros projectos na área da formação e Acção Social, da qual destacamos o Contrato Local de Desenvolvimento Social, em que a Santa Casa da Misericórdia é a entidade coordenadora.

Lar de São José e Extensão
O Lar de Idosos da Santa Casa Misericórdia de Tábua começou a funcionar numa casa cedida gratuitamente, na Rua Dr. Fortunato Vieira das Neves em Tábua, em Novembro de 1982. Este equipamento de alojamento colectivo proporcionar serviços permanentes às pessoas idosas, de ambos os sexos, cuja problemática biopsicossocial não possa ser tratada através de outras formas de resposta. É desenvolvida para idosos desinseridos do meio sócio familiar, em situação de maior risco de perda ou independência e/ou autonomia na satisfação das necessidades básicas.

Centro de Dia
A 23 de Novembro de 1982 teve início a valência de Centro de Dia. Esta resposta social, desenvolvida em equipamento, visa contribuir para a manutenção da população idosa no seu meio sócio-familiar, através da prestação de um conjunto de serviços durante o dia.

Apoio Domiciliário para Idosos
Em 1996 é iniciada a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a idosos, adultos ou famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das sua necessidades básicas e/ou as actividades da vida quotidiana.

Creche / Jardim de Infância
Em Novembro de 1982, tiveram início as valências Creche e Jardim-de-infância.
A Creche, resposta social de âmbito socioeducativo, destina-se a crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao trabalho dos pais, proporcionando às crianças condições adequadas ao desenvolvimento global e harmonioso e cooperando com as famílias em todo o seu processo educativo.
O Jardim-de-infância, destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade visa apoiar as famílias na tarefa da educação das crianças, proporcionando-lhes oportunidades de autonomia e socialização.
Centro de Acolhimento Temporário para Menores – “Casa do Outeiro”
Com início de funcionamento em 2000, o Centro de Acolhimento Temporário de Menores é uma estrutura de acolhimento transitório para crianças em situação de risco/ perigo, decorrentes de privação de meio familiar ajustado, maus tratos, negligência, abandono ou outras violências comprometedoras do seu desenvolvimento harmonioso.

Unidade de Cuidados Continuados Integrados
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados constitui uma resposta de âmbito nacional, de cuidados globais a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. A prestação desses cuidados é assegurada em duas modalidades: longa duração e manutenção e média duração e reabilitação.

No âmbito da medida Rendimento Social de Inserção, foi celebrado um Protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Tábua e o Instituto de Segurança Social, protocolo que contempla uma equipa multidisciplinar composta por uma Técnica Superior de Serviço Social, uma Psicóloga e três Auxiliares de Acção Directa, para acompanhamento sistemático de 100 famílias beneficiárias do RSI.

Moradas/ contactos:
Santa Casa da Misericórdia de Tábua