Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho

A Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada por Sarah Beirão e o seu marido António Costa Carvalho, com sede em Tábua, na Quinta dos Freixos, onde existe um solar do séc. XVIII, casa dos avós de Sarah Beirão e berço da escritora. Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão, nasceu a 29 de Julho de 1880, na freguesia e concelho de Tábua, distrito de Coimbra onde veio a falecer em 21 de Maio de 1974.

Os primeiros estatutos da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho foram aprovados a 3 de Junho de 1964 e publicados no Diário do Governo n.º 141, 3.ª série de 17 de Junho de 1964, tinha por objectivo acolher escritores e artistas teatrais ou plásticos, de ambos os sexos, de nacionalidade portuguesa, quer permanentemente diminuídos do ponto de vista físico e económico, quer temporariamente necessitados de repouso ou de férias.

A 30 de Outubro de 1985 foram aprovadas as alterações dos estatutos da Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho/ António Costa Carvalho, assim a Fundação tem por objectivo principal a concessão de bens e a prestação de serviços de segurança social na área da população idosa e no âmbito de acção nacional, para além de acolher escritores, jornalistas e outros intelectuais ligados à comunicação.

Actualmente a Instituição é constituída pelas valências de lar, apoio domiciliário e centro de dia, sendo o número de utentes noventa e três, oito e cinco respectivamente.

A Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho tem acordos de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra nas valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário.

A sede da Fundação está instalada num edifício, dispondo de 9 quartos no rés-do-chão e de 13 quartos no primeiro andar sendo três deles suites. Os quartos foram equipados com belas mobílias oferecidas por artistas e por instituições de representação intelectual. O edifício é ainda composto por despensas, cozinha, refeitório, bar, casa de banho para homens e casas de banho para as mulheres.

Em resposta à procura decidiu-se aumentar as instalações da Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho e a 29 de Julho de 1997 é inaugurada pelo senhor Secretário de Estado da Inserção Social, Dr. Rui Ferreira Cunha a ampliação do qual agora constam mais 13 quartos com casa de banho, dois escritórios, uma recepção, um posto médico, uma enfermaria, um cabeleireiro, três casas de banho, uma sala de espera, uma sala de reuniões, dois salões, três armazéns, uma lavandaria, um jacuzzi, uma casa das máquinas, uma garagem e uma capela.

Recentemente foram arranjados os anexos da Instituição que constam de três quartos com casa de banho e um armazém.

Morada/ contactos:
Quinta dos Freixos – 3420 Tábua