Dúvidas e Questões

O que é o Conselho Municipal da Juventude de Tábua?

O Conselho Municipal da Juventude do Município de Tábua (CMJT) é um órgão consultivo da CMT e funciona junto do Pelouro do Desporto e Juventude. Através deste órgão a Câmara Municipal pretende dar uma oportunidade aos jovens tabuenses de participarem com as suas ideias e irreverência na definição de políticas para o concelho, ficando assim melhor habilitados a corresponder ao que este segmento da população espera ver concretizada na política municipal.
Este órgão funciona como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas da juventude, visando a promoção de atividades/iniciativas de e para os jovens. Baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica com os vários membros e visa um planeamento estratégico da intervenção dos jovens.

O que faz o CMJT? Quais os seus objetivos?

As ideias, a determinação, a participação, a imaginação e a vitalidade dos jovens são, nos dias de hoje, indispensáveis ao desenvolvimento de uma sociedade que se pretende cada vez mais humanizada e desenvolvida.
O objectivo do Conselho Municipal da Juventude de Tábua para a Juventude, é oferecer, a oportunidade aos jovens de participarem e exporem as suas ideias. O desafio a que nos propomos, é potenciar o contributo que os jovens podem emprestar a Tábua com as suas potencialidades, e como tal, o Conselho Municipal da Juventude deve apoiar e cooperar com as Associações Juvenis existentes no concelho na realização das suas atividades.
Pretende-se abraçar novos desafios, impor novas dinâmicas, criar sinergias entre associações, ser inovadores nas políticas a pôr em prática, abrangendo várias temáticas, como o empreendedorismo, a cidadania activa, a cultura, o ambiente e desenvolvimento sustentável, o desporto e as indústrias criativas.

Quem faz parte?

O Conselho Municipal de Juventude é composto por:
- O Presidente da Câmara Municipal, que preside;
- Um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal
- O representante do Município no Conselho Regional de Juventude;
- Um representante de cada associação juvenil com sede no município inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis (RNAJ);
- Um representante de cada associação de estudantes no ensino básico e Secundário com sede no município;
- Um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no município inscrita no RNAJ;
- Um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ cujo âmbito geográfico de actuação se circunscreva à área do Município ou nas quais as associações de estudantes com sede no município representem mais de 50% dos associados;
Um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município ou na Assembleia da República;
- Um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis, nos termos do n.º 3 do artigo 3.º da Lei n.º 23/2006, de 23 de Junho, de âmbito nacional. (Escuteiros)
Integram ainda o Conselho Municipal de Juventude, com estatuto de observador permanente, sem direito a voto:
- Um representante de cada Grupo de Jovens informal com sede no município de Tábua não registados no RNAJ;
- Um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário ou profissional com sede no município de Tábua não inscritos no RNAJ;
- Um representante de cada Instituição de solidariedade social pública ou privada que contenha nos seus Órgãos pelo menos 50% de jovens com idade igual ou inferior a 30 anos, com sede no município de Tábua;
- Um representante de cada associação ou comissão, cultural, recreativa, desportiva ou de melhoramentos que contenha nos seus Órgãos pelo menos 50% de jovens com idade igual ou inferior a 30 anos, com sede no município de Tábua.

Sobre que áreas incide o trabalho do CMJT?

De acordo com o plano de atividades do CMJT, o trabalho incide nas áreas do empreendedorismo, da cidadania activa, da cultura, do ambiente e desenvolvimento sustentável, do desporto e das indústrias criativas.

Como posso contribuir para o CMJT?

Ter menos de 30 anos
Pertencer a uma Associação Juvenil/ Associação de Estudantes
Pertencer a um grupo informal de jovens
Entrar em contacto com o Setor de Desporto e Juventude: 235 410 340 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Junta-te a nós!
O teu contributo é essencial para o desenvolvimento de iniciativas para a juventude do Concelho de Tábua.”

Documentos Anexos

Dúvidas e QuestõesDúvidas e Questões