Notícias

Comemorações do Dia do Município

As comemorações do Dia do Município iniciaram com a recepção ao Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros. À sua chegada esperava-o uma guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Tábua e a Banda Filarmónica de Covões











As comemorações do Dia do Município iniciaram com a recepção ao Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros. À sua chegada esperava-o uma guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Tábua e a Banda Filarmónica de Covões. O anfitrião da cerimónia Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Engenheiro Francisco Ivo Portela acompanhado pelo Governador Civil de Coimbra, Prof. Dr. Henrique Fernandes e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tábua, António Manuel Oliveira principiaram as comemorações com a apresentação pública da Equipa de Intervenção Permanente do Concelho.
De seguida, decorreu a Sessão Solene presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, ao seu lado o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Engenheiro Francisco Ivo Portela, Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Sidónio Costa, Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Senhor Mário Loureiro e o Padre Manuel Paiva.
Usou da palavra Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tábua, mencionando a importância das EIP às actuais necessidades de prevenção, tendo alertado o Senhor Secretário de Estado para a necessidade de uma ambulância INEM e de uma viatura contra incêndio.
A cerimónia continuou com a apresentação dos Centros Educativos de Tábua e Mouronho, a cargo do Arquitecto Carlos Santos. Os Centros terão tipologias semelhantes, diferenciando-se somente pelo número de salas e espaço. O centro de Tábua terá 2 pisos, 12 salas dotadas dos mais sofisticados aparelhos, biblioteca, refeitório, campos de jogos e vai nascer junto às Piscinas Municipais, facilitando dessa forma as deslocações das crianças. O Centro Educativo de Mouronho irá localizar-se junto ao cruzamento da EN17 e terá 6 salas.
A cerimónia solene avançou com mais apresentações públicas, primeiro o projecto do Auditório Municipal, este irá ser construído no Jardim Sº dos Milagres, acolherá os mais diversos espectáculos e terá a capacidade para 250 espectadores. Junto ao Terminal Rodoviário irá ser construído um Centro de Segurança Social do município, o qual terá espaços modernos, capacitados e inovadores correspondendo às necessidades dos dias de hoje. Por último e não menos empolgante foi apresentado o projecto para a requalificação da Zona Ribeirinha de Tábua, com a criação de um parque urbano com campos de ténis, praia fluvial, auditório ao ar livre, a construção de um restaurante panorâmico e uma ponte com ligação da rotunda da entrada da Vila à estrada para Espariz.
Feitas as apresentações públicas de todos os projectos desenvolvidos a cerimónia avançou com o discurso do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tábua, iniciou com a promessa de que o tribunal de Tábua ficará igual, ficando apenas sem o nome comarca, passando a estar ligado ao agrupamento de tribunais da Lousã, no entanto referiu que irá fazer de tudo para que possamos ficar ligados aos agrupamentos de Coimbra ou Viseu, pois tendo em conta as acessibilidades.
O Presidente também não deixou de lado o funcionamento das urgências do Centro de Saúde, tendo pedido ao Governador Civil de Coimbra algum cuidado pelo assunto em questão aproveitando para agradecer-lhe pelo apoio prestado na recuperação do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, dirigindo os parabéns ao Provedor da Instituição ali presente, Capitão Ferreira Marques.
O Presidente não deixou de demonstrar uma enorme satisfação pelo decurso das obras do IC6, "Apesar do país pobre que somos, nem tudo está mau, Tábua está de parabéns por já ter a decorrer as obras do IC6", dizendo que empresários estrangeiros já estão a investir no concelho devido aos seus futuros acessos.
Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, pediu apoio na construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de V. N. de Oliveirinha, felicitando o Presidente da direcção, presente nas comemorações, pela missão arrojada mas importante na obra em curso.
Em relação aos projectos apresentados, Engenheiro Francisco Ivo Portela encarou-os como essenciais para o desenvolvimento do Concelho, tendo-se referido aos Centros Educativos como um passo gigante para a educação no concelho, dizendo que estes centros estarão completamente equipados. Por outro lado, os projectos do Auditório e da Zona da Ribeira terão uma manifestação pública para debater os projectos expostos, referindo que a Câmara terá condições para colocar a obra em curso.
Outros assuntos foram também mencionados pelo Presidente, como os saneamentos básicos, estando a autarquia a considerar se adere a uma parceria com capital privado.
Por fim o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deixou um repto para o esforço colectivo e espírito de colaboração dos Presidentes de Juntas, sem exclusões.
O Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, no seu discurso começou por dizer que foi com enorme prazer que se deslocou para as comemorações do Município. Mostrou-se impressionado por a autarquia pretender colocar os projectos referidos em discussão pública. Felicitou os Centro Educativos, dizendo que serão uma mais-valia para os jovens do Concelho, “desta forma terão vantagens de aprender em centros bem equipados”, "Eu como professor e pai, também não gostaria de ver um filho meu numa escola com menos de 10 alunos".
Referiu-se às Equipas de Intervenção Permanente não como um custo mas sim como um investimento, felicitando assim a Câmara pela adesão para a criação das IEP.
O Secretário de Estado terminou o seu discurso dizendo que gosta de participar nestes dias de comemorações, pois são dias de reflexão em que se valoriza a memória, o associativismo e as instituições. Agradeceu mais uma vez o convite, felicitando o Presidente da Câmara Municipal, augurando um futuro brilhante para o Concelho.
As comemorações do Dia do Município prosseguiram com um almoço convívio nas Cantinas da Câmara.
Na continuação das comemorações decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, um concerto da Banda Filarmónica de Covões. Para finalizar o programa ouviram-se os Fados de Coimbra pelo Grupo de Canto de Coimbra e Fados de Lisboa por Deolinda Bernardo.