Piscinas Municipais

Piscinas Municipais


A natação é a acção de auto-propulsão e auto-sustentação na água que o homem aprendeu por instinto ou observando os animais. É um dos exercícios físicos mais completos, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com utilidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares. A natação é popular desde a Grécia e Roma, onde fazia parte do treino de soldados.

Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado, durante muitos séculos, entretanto, a natação teve o seu desenvolvimento prejudicado pela ideia de que ajudava a disseminar epidemias. Somente após a primeira metade do século XIX começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.

Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de bruços, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços à frente pela superfície, que foi chamado de "overarm stroke" e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de "doublearm stroke".

Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Existindo actualmente quatro estilos: Crawl, Bruços, Costas e Mariposa.